quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Tabagismo seduz Mulheres e Jovens


A epidemia mundial do tabagismo caminha junto com a independência da mulher e a busca de sensações e liberdade pelos jovens. Esses dois grupos são especialmente vulneráveis à sedução promovida pela indústria do tabaco. Na luta pela igualdade dos direitos civis, na década de 20, na "glamourização" de ícones do cinema como Rita Hayworth, no filme Gilda, o cigarro ganhou aliados e fez vítimas.Essa nova mulher ia recebendo a propaganda da associação do cigarro com a liberação sexual, a "mulher moderna", competente, competitiva, decidida.
Quanto aos jovens, as campanhas associavam o cigarro à boa saúde, sucesso profissional e ascensão social. Lembro-me da propaganda da Marlboro, onde um cavaleiro corria pelas colinas e vales, vitorioso, dono de uma liberdade invejável!
Saibam que os jovens continuam as principais vítimas, porque o vício geralmente começa antes dos 14 anos de idade. E as mulheres, por exemplo, quando associam pílula anticoncepcional com o cigarro, apresentam um risco 10 vezes maior de apresentar infarto do miocárdio, embolia pulmonar e tromboflebite.
Filhos de mães fumantes tem o dobro de chance de nascer com baixo peso, em virtude da falta de oxigenação placentária, podendo levar até à morte perinatal. Quando nascem , são crianças com problemas respiratórios, vindo a sofrer pelo resto da vida de asma, bronquite e outros males.

Nenhum comentário:

Postar um comentário