quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Tabagismo



Esta semana quero iniciar uma abordagem sobre Tabagismo. Nas próximas postagens abordaremos essa dependência química. Mais e mais pacientes vêm ao consultório buscar tratamento para abandonar o vício do cigarro.
Desde a década de 90 está havendo uma campanha anti-tabagista e os percentuais de redução do consumo do tabaco se fazem notar. No início da década de 90, 35 % da população era fumante. Esse número reduziu-se para 16,4 % em 2007, conforme números do Ministério da Saúde. Com a proibição das propagandas em horário nobre, com o surgimento das fotos chocantes nos maços de cigarro a partir de 2001 e com a proibição do fumo em locais públicos, houve uma restrição importante ao consumo. Entretanto, os nossos jovens continuam as principais vítimas da experimentação. O hábito de fumar em boates e festas continua.
Considerada uma verdadeira " máquina de matar", o tabaco possui mais de 4700 substâncias tóxicas na sua composição, entre elas arsênico, um metal usado em inseticidas, naftalina, veneno para matar baratas, cianeto, comprovadamente cancerígeno, nitrosamina, que causa câncer em fumantes passivos e outros.
Os dados epidemiológicos revelam que 5,4 milhões de pessoas morrem anualmente em função do tabagismo no mundo. Isso representa 14,8 mil mortes por dia. No Brasil são 200 mil óbitos anuais, o equivalente a 548 mortes por dia. No planeta, 1/3 das pessoas fumam, sendo que dos 1,2 bilhões de fumantes, 200 milhões são mulheres. O cigarro é principal causa de morte evitável na saúde pública. Pense nisso e busque tratamento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário