domingo, 9 de agosto de 2009

Transtorno Afetivo Bipolar(TAB)


O Transtorno Afetivo bipolar(TAB) é uma doença psiquiátrica grave, geneticamente determinada , que acomete até 7 % da população. O transtorno bipolar clássico, conhecido com tipo I, afeta 1 % da população. Nesse transtorno, o paciente apresenta oscilação de humor, com momentos de depressão alternados com momentos de euforia ou irritabilidade. Trata-se de um transtorno altamente incapacitante, com pesado ônus para o paciente e seus familiares.

Acredita-se que o sistema de neurotransmissão esteja desregulado nesses pacientes, principalmente sistemas neurotransmissores dentro dos neurônios( segundo mensageiros). Essa desordem neuroquímica produziria uma desregulação no humor e na cognição( pensamentos, memória, capacidade de julgamento). Pacientes com TAB, em fase maníaca, ficam com o humor exaltado, fazendo inúmeras atividades, muitas sem propósito, desconcentrados, falantes, desorganizados mentalmente, com idéias de grandeza, chegando ao delírio de acreditar que possuem poderes especiais, místicos, ou mesmo se considerando famosos. Esse polo maníaco costuma ceder espaço para fases depressivas, onde há uma inversão de sintomas, com o paciente retraindo-se socialmente, tornando-se pessimista, com ideação suicida, com choro fácil, sem motivos, podendo ficar completamente isolado do mundo , sem energia para prover os autocuidados.

O tratamento do TAB se faz com o uso de estabilizadores de humor(EH). Em alguns casos selecionados , precisamos adicionar antidepressivos, antipsicóticos, ansiolíticos. Por se tratar de uma doença grave, o uso de um único medicamento é insuficiente para o controle completo dos sintomas. Portanto, não se admire se conhecer um paciente com essa doença usando dois, três ou mesmo mais de três medicamentos.

Em anos recentes, ampliou-se o entendimento dessa doença. Acredita-se que o número de pacientes acometidos pela doença chegue a 7 % da população, se adicionarmos no cálculo epidemiológico aqueles casos menos graves( mas igualmente incapacitantes), como o transtorno bipolar tipo II( depressão e hipomania), bipolar tipo III( desencadeado por substância ou medicamentos), tipo IV( com história familiar positiva para doença e depressão), ciclotimia( alternância de episódios rápidos de mudança de humor).

O transtorno Afetivo Bipolar( TAB) é uma doença neurológica, além de ser uma doença comportamental. Se não for tratada adequadamente, evolui negativamente, causando atrofia neuronal, o que aumenta o risco para outros transtornos psiquiátricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário