domingo, 18 de outubro de 2009

Alcoolismo



O álcool é uma substância depressora do Sistema Nervoso Central(SNC). Apesar de ser considerada, pelos leigos ,como estimulante, pelos efeitos euforizantes nos primeiros goles, sua ação depressora fica evidente quando o consumo aumenta , podendo levar `a sedação e depois à inconsciência e coma. O uso de álcool é fonte de prazer desde a antiguidade, como a busca de alteração de estados de consciência no uso de qualquer substância psicoativa.


As bebidas alcoólicas podem ser as fermentadas( cerveja e vinho), com percentual alcoólico variando de 4 % até 14%, as destiladas( uísque, gim, cachaça, vodcka, conhaque), com percentual alcoólico acima dos 30%.

O uso de álcool é recomendado em pequenas doses e esporadicamente( beber social). Mas em indivíduos com vulnerabilidade genética e com o uso exagerado, o risco de desenvolvimento do alcoolismo aumenta.

O alcoolismo é quadro heterogêneo que engloba diferentes diagnósticos. Comumente é usado como sinônimo de da síndrome de dependência do álcool. Além da dependêncìa alcoólica, outros desfechos podem ser detectados, como a intoxicação aguda, o uso nocivo do álcool, o estado de abstinência, o estado de abstinência com delirium, o transtorno psicótico( alucinose alcoólica, ciúme alcoólico , paranóia alcoólica), a síndrome amnéstica e o transtorno psicótico residual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário