sábado, 3 de outubro de 2009

Choques de Personalidades e Incompatibilidades



Se levarmos em conta a teoria dos 5 fatores e as prováveis combinações, podemos entender por que algumas pessoas se relacionam melhor entre si e outras se chocam entre si.

Os choques de personalidade são incompatibilidades de traços predominantes. A afinidade de personalidades é a compatibilidade de traços predominantes. Mas aquela idéia de que os diferentes se atraem não é verdadeiro? Parece que é verdadeiro até certo ponto, mas quando as diferenças de traços de personalidade são muito grandes, acabam afastando as pessoas e não apimentando os relacionamentos, sejam amorosos ou profissionais.

Dos 5 grandes grupos, o fator que mais contribui para o choque de personalidades é o neuroticismo. Numa pesquisa com 300 casais americanos , publicada em 1987, depois de quarenta e cinco anos de acompanhamento( follow-up), mostrou que as crises conjugais que degeneraram em separação foram causadas pelo grupo do neuroticismo: as reações emocionais explosivas, o excesso de brigas, a instabilidade, a hostilidade , a insegurança no relacionamento. Os outros grupos não foram determinantes da separação. Mesmo admitindo os comportamentos disruptivos e problemáticos, os cônjuges não conseguiram se ajustar para preservar os casamentos. A força de vontade é insuficiente para modificar temperamentos! Muitas características do grupo do neuroticismo estão por trás de muitos transtornos psiquiátricos, como transtornos de humor, transtornos ansiosos e transtornos de personalidade.
A diferença no gosto dos relacionamentos humanos é o tempero. Se ele for muito forte ou nosso paladar muito sensível, não vamos nos digerir adequadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário