sábado, 3 de outubro de 2009

É Possível Curar os Transtornos de Personalidade?



Vários conceitos deixam essa pergunta bastante complexa. O primeiro conceito é o de cura. Cura é supressão temporária ou definitiva de sintomas. Então, podemos dizer que os transtornos de personalidade são tratáveis, mas talvez não sejam curáveis. Imaginemos uma pessoa com transtorno de personalidade antissocial( psicopatas). Nesse caso, vários trabalhos demonstram que não há cura, pois mesmo submetidos a diferentes tipos de tratamento, esses indivíduos mantêm os padrões desadaptativos de comportamento. Portanto, até o momento em que escrevo, são, a priori, incuráveis, porque são intratáveis com os métodos conhecidos pela Psiquiatria e Psicologia.
Entretanto, outros transtornos de Personalidade(TP) podem responder a determinados tratamentos, incluindo psicoterapias e medicamentos. As psicoterapias são modalidades de tratamento através da interação verbal geralmente, que visa à modificação de traços anormais de personalidade através de novas aprendizagens emocionais corretivas e alterações de padrões disfuncionais de pensamento. Os medicamentos podem flexibilizar a transmissão neuroquímica, contribuindo para a atenuação de determinados traços dos transtornos de personalidade.(TP).
Muitos transtornos de personalidade mostram uma atenuação depois de uma determinada idade, como o transtorno de personalidade borderline, enquanto outros parecem manter-se estáveis ao longo do tempo.
Então a resposta à pergunta é: depende do transtorno de personalidade, depende do grau de comprometimento mental, da rigidez do paciente e da motivação para o tratamento. Sim, podemos curar, mas muitas curas precisam de uma constante autoavaliação do paciente, corrigindo os padrões que foram aprendidos desde a infância. E o termômetro da cura vai ser deixar de agredir o mundo e as pessoas e começar a ter uma atitude construtiva e saudável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário