sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Halitose de Personalidade



Halitose é uma afecção bucal, que se caracteriza por hálito fétido. Possui inúmeras causas, sejam dentárias, bucais, estomacais, etc. A pessoa portadora de halitose muitas vezes não percebe que está afastando as pessoas com o seu mau-hálito. É até inconveniente ser obrigado a chamar um amigo para um canto e dizer o que está acontecendo. Mas pode ser necessário.

O termo "halitose de personalidade" foi cunhado por um psiquiatra, que não lembro mais o nome, só lembro da cor do livro, amarela, para se referir a personalidades fétidas. A característica comum era que essas personalidades afastavam as pessoas e a maioria nem se dava conta do mau cheiro de seus comportamentos. Cabia à psicoterapia informar ao indivíduo o que estava acontecendo. E sempre é desagradável ter contato com as verdades dolorosas, principalmente as verdades feias, rechaçantes, que causam algum grau de vergonha ou culpa. Por isso, essas pessoas fugiam literalmente das psicoterapias e continuavam exalando suas personalidades por aí.
Você conhece alguém com halitose? E alguém com halitose de personalidade? São pessoas que são verdadeiros arautos de negatividade, queixume, inveja, criticismo, controle, partes feias da personalidade, que vão machucando o mundo ao redor. E não percebem! Quando sofrem as quedas, porque ninguém mais aguenta tolerar as agressões diretas ou indiretas( passivo-agressivas), ainda culpam os outros, ao invés de olharem para seus mundos tortos. A psicoterapia pode ajudar, mas somente o autocontrole e a autovigilância podem devolver essas pessoas à vida em sociedade.
Recomendo que você fique longe ou limite o seu contato com os portadores de halitose de personalidade, porque eles fazem mal à sua saúde física e mental. Se você vive numa família que possui portadores dessa doença, procure a sua liberdade. Se o seu chefe acorda de manhã com mau-hálito, troque de emprego. A vida é breve demais para termos que esperar que os outros escovem os dentes( higiene mental e psicológica) como uma obrigação tão necessária de civilidade nos dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário