domingo, 4 de outubro de 2009

Narcisismo Saudável X Narcisismo Patológico






Num mundo tão competitivo como o nosso, falar em narcisismo, ser o primeiro, o melhor, é quase uma obrigação em nome do sucesso. Existe diferença entre o narcisismo saudável e o transtorno de personalidade narcisista?


No narcisismo saudável, que faz parte do nosso desenvolvimento desde criança, quando fomos estimulados pelos nossos cuidadores, está a semente de uma boa autoestima. No narcisismo doentio está a semente da baixa autoestima.

Quando um indivíduo adoece na sua autoestima, o seu narcisismo está com problemas. Ou ele está muito inflado e a pessoa não consegue atingir as suas expectativas irrealistas ou ele foi subdesenvolvido a ponto da pessoa achar-se desvalorizada. Atencão!!! Não estou falando de nenhuma doença física ou mental que esteja abalando a autoestima neste momento. Obviamente que todos nós somos vulneráveis a estressores que machucam nossa autoestima. Agora estou falando exclusivamente da personalidade primária.

No narcisismo saudável, a pessoa conhece as suas qualidades e defeitos, as suas forças e fraquezas e portanto respeita os seus limites e o limite dos outros. No transtorno de personalidade narcisista, essa fronteira desaparece e a pessoa trata o mundo a partir de seu umbigo, o seu pequeno mundo.

O termo narcisista já adquiriu uma conotação pejorativa na sociedade. Ninguém elogia alguém chamando-o de narcisista. Mas existe uma porção do nosso eu que é narcisista, tanto para mantermos o nosso amor próprio, quanto para vivermos em busca de melhorias evolutivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário