sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Partes Psicóticas da Personalidade"Normal"



" De perto ninguém é normal." Eu diria que, de dentro para fora, algumas partes da mente não são normais. Denominamos essa parte de Parte Psicótica da Personalidade(PPP), nas palavras do psicanalista Bion.
Todas as pessoas possuem núcleos doentios coexistindo com partes relativamente saudáveis na sua personalidade. Esses núcleos são buracos negros, ou núcleos psicóticos, encapsulados, que podem aparecer e se manifestar a qualquer momento. Dentro dessa parte doentia há fortes impulsos destrutivos, com predomínio da inveja e da voracidade.
Pessoas normais , em situações de estresse ou ameaça à sua sobrevivência, reagem de maneira irracional, com ímpetos violentos, podendo colocar a sua vida e a vida de outras pessoas em risco. Para manter esses núcleos sob controle, lançamos mão dos chamados "mecanismos de defesa". São estratégias mentais para lidar com a angústia de carregar esse "alien", entranhado no nosso psiquismo. Quanto mais maduros nos tornamos( através da psicoterapia), menos vulneráveis à influência desse núcleo psicótico ficamos. Tomamos um maior controle sobre a nossa vida. O núcleo nunca desaparece, mas perde a sua" valência"( poder de influência).
Pessoas dominadas pela parte psicótica da personalidade são reféns de reações explosivas, irracionais e destrutivas. Quando atuante, esse núcleo doentio é responsável por um baixíssimo limiar de tolerância às frustrações da vida. Há uma tentativa de fuga ao invés do enfrentamento das angústias psicológicas. São mobilizadas defesas psicológicas infantis e primitivas, como projetar as angústias nos outros, dissociar( dividir a mente em partes contraditórias e antagônicas), o denegrimento dos outros, o estabelecimento de relações pessoais de natureza sadomasoquista.
Quando existe um " buraco negro" na constelação psicológica, a força de atração gravitacional suga a parte sadia da personalidade, enfraquecendo-a. Então o juízo crítico e a percepção ficam nubladas ou desaparecem. Estamos lidando com a "loucura" manifesta em pessoas normais. São os comportamentos psicóticos em funcionamento. Entre os comportamentos psicóticos em pessoas sem um diagnóstico formal de transtorno psicótico estão os ataques aos vínculos afetivos, a confusão de papéis num relacionamento( fusão simbiótica), o prejuízo da análise racional dos fatos, com comprometimento da tradução dos pensamentos em palavras. Diante do temor de aniquilamento, a resposta doentia é aumentar a reação paranóide ( desconfiança) em relação ao mundo, aumentar o falso poder pessoal( onipotência), com inibição intelectual, substituída pela arrogância , estupidez e curiosidade invasiva. Mesmo parecendo normal, esse indivíduo está funcionando psicoticamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário