quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Personalidade Antissocial



Quando imaginamos a personalidade antissocial, a imagem de assassinos cruéis nos vêm à mente. A história do " maníaco do parque" ou dos "serial Killers" nos assusta pela irracionalidade dos atos contra a vida.
Hoje quero falar do "antissociais leves". Não vamos falar dos criminosos cruéis, sanguinários, sádicos. Fica para uma outra postagem.
Os" antissociais leves", que eu chamo de parasitas sociais, são pessoas que não mataram ninguém, mas que sistematicamente parasitam o mundo ao redor, com insensibilidade e indiferença pelos sentimentos alheios. Desrespeitam as regras sociais, as normas e as obrigações legais, tanto quanto as sugestões da boa convivência. Possuem dificuldade de manter relacionamentos, apesar da facilidade de inicia-los. Apresentam baixa tolerância à frustração e comportamento intolerante, com descarga de agressividade nas mais variadas nuances, seja física ou psicológica. Racionalizam seus atos( oferecem falsas justificativas) e tendem a jogar a culpa nos outros( fazem-se de vítimas).
Uma em cada 20 pessoas possui características antissociais leves. Uma em cada 100 pessoas é antissocial grave, com comportamentos flagrantes contra a vida.
Na linguagem popular são conhecidos como sociopatas, psicopatas, canalhas, bandidos, com predominância maior em homens.Em torno de 50 % da população carcerária é composta por antissociais.
Sabendo que 2 a 3 % da população é composta por personalidades antissociais, é conveniente abdicar da ingenuidade de achar que todo mundo merece confiança, é legal, "gente fina", com quem podemos nos abrir ou fazer negócios. Oriento os meus pacientes a ficarem atentos a esse percentual, toda vez que estiverem sofrendo da "síndrome de Polyana". Um pouco de paranóia não faz a ninguém.
Acompanhei inúmeros casos de comportamentos antissociais( que todos temos eventualmente), mas que não significam uma estruturação antissocial de personalidade. Uma personalidade antissocial é estável no decorrer do tempo, não muda. Os comportamentos antissociais são esporádicos e não caracterizam um comportamento fixo. De qualquer maneira é bom evitar a convivência tanto com as personalidades antissociais quanto com as pessoas com comportamentos antissociais( pois existem outros transtornos psiquiátricos subjacentes). O meu lema é " tolerância zero" com atos antissociais. A vida na ausência desses indivíduos floresce! Quando eles estão por perto, alguém adoece pela sugação das energias mentais, físicas e financeiras.
Personalidades antissociais são intratáveis do ponto de vista psiquiátrico, porque não aprendem com a experiência ,nem reconhecem seus erros. Há dois caminhos, afastar-se deles e/ou encaminhá-los para Justiça decidir como puni-los e proteger a sociedade da sua nocividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário