sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Personalidades Imaturas



Todos os dias atendo pessoas imaturas no consultório. São pessoas, homens e mulheres, que apesar de terem ganho anos de vida, não ganharam maturidade.
Estão sempre reclamando, se queixando, jogando a culpa nos outros, escoimando-se de responsabilidades, raivosos com o mundo. Sente-se "alvos da inveja alheia", mas na verdade carregam dentro de si essa inveja , que é jogada nos outros.
Essas pessoas precisam submeter-se à psicoterapia, para conseguirem evoluir. Sabemos das limitações das psicoterapias, mas ainda considero esse método o mais eficaz na promoção de mudanças. Obviamente se o paciente recusar-se a crescer, nenhuma terapia funcionará. São os casos intratáveis, pois o objetivo do doente é derrotar o terapeuta no intento de ajudá-lo a crescer em sua personalidade.
As personalidades imaturas causam muito desgaste nas famílias, na sociedade, nos relacionamentos, nos trabalhos. A invés de somarem esforços para resolver problemas, tranformam-se em problemas adicionais. Atrapalham e não ajudam. Existem inúmeras pessoas imaturas. Não há relação com a idade cronológica. Alguns são ainda adolescentes, outros são pessoas adultas com mentalidade adolescente. Não assumem responsabilidade pelos seus atos, vivem dependendo da boa vontade dos outros. São parasitas emocionais e financeiros.
Algumas pessoas envelhecem apenas, mas não ficam mais sábias. Isso é uma grande derrota para o psiquismo humano. Passar por aqui e piorar! No final da vida o balanço é negativo e a morte transforma-se numa experiência de desalento e vazio.
Você identifica pessoas imaturas pelas suas atitudes: são tendenciosas nas suas avaliações, querem gratificação imediata de suas vontades, são fofoqueiras, abordam assuntos sem relevância para a melhoria da humanidade, cuidam da vida dos outros, preocupam-se demasiadamente com o que os outros vão pensar, enraivecem ao menor sinal de contrariedade. Já vi pais e mães desesperados ao carregar tamanho fardo nas costas. Já presenciei " crises de birra" de pessoas que se consideram adultas. A imaturidade é um sintoma de empobrecimento psíquico. Se mantido a longo prazo, causa prejuízos incalculáveis na vida de todas as pessoas.
Quem é imaturo e não aceita tratamento receberá a retribuição exata dos seus atos nos resultados da sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário