sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Demências

Demências são um grupo de doenças degenerativas cerebrais que se caracterizam pelo declínio cognitivo( memória, pensamento abstrato, planejamento) generalizado, além de alterações no comportamento.
As demências são causadas por diferentes alterações no tecido cerebral. A principal causa de demência é a Doença de Alzheimer(DA). Em segundo lugar, está a demência vascular, por déficit no fornecimento sanguíneo normal para os neurônios, provocando a morte celular. Um AVC( acidente vascular cerebral) é o principal fator etilológico da demência vascular. Podem ocorrer múltiplos infartos( morte por falta de sangue no tecido) em diferentes regiões cerebrais. Há ainda a demência por corpos de Lewy, onde ocorre uma degeneração dos corpos neuronais( que ficam arredondados). Muitas doenças podem produzir demências: AIDS, doença de parkinson, alcoolismo, carência de vitaminas, traumatismo cranio-encefálico(TCE), tumores cerebrais, encefalites( infecção do tecido cerebral), intoxicação medicamentosa, hidrocefalia.
As demências se caracterizam pela perda progressiva da memória, confusão mental e desorientação temporal e espacial. Também é possível a mudança do comportamento, que fica atípico, agressivo ou constrangedor. O paciente demenciado cria explicações para os seus sintomas( confabulação). Com o avanço dos sintomas, pode haver indiferença aos eventos externos, prostração, descuído completo com a higiene pessoal, necessidade de acompanhamento por cuidadores. Todos os tratamentos para demência são paliativos( retardam a evolução e aliviam os sintomas, mas não curam). O única forma de demência tratável com sucesso é a demência por hidrocefalia de pressão normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário