terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Diagnóstico Multiaxial na Psiquiatria

A Psiquiatria estabelece 5 eixos diagnósticos. No eixo I catalogamos as doenças mentais clínicas. No eixo II catalogamos o retardo mental e os transtornos de personalidade(TP). No eixo III catalogamos as doenças clínicas físicas. No eixo IV catalogamos os estressores psicossociais. No eixo V aplicamos uma escala global de funcionalidade no último ano.
Mantendo a tradição de abordagem ampla e holística, avalia o ser humano como um todo. O objetivo é estudar a correlação entre a mente, o corpo e os aspectos ambientais. Com essa visão multiaxial, pretende-se englobar o máximo de nuances diagnósticas, para prover um tratamento mais específico e eficaz possível.
Cada indivíduo é multidimensional. No processo diagnóstico precisamos coletar dados do perfil de sinais e sintomas( diagnóstico psiquiátrico e clínico- eixo I e III) , num corte transversal no tempo, além de elaborarmos um raciocínio histórico longitudinal( eixo I, II, III, IV e V). O processo demanda mais de uma sessão, podendo demorar meses para o esclarecimento psiquiátrico completo. Por isso, a importância do acompanhamento psiquiátrico regular a longo prazo. Quando há remissão dos sintomas agudos, o paciente já quer alta! Isso invalida a continuidade do processo completo de investigação diagnóstica.
A psiquiatria está ampliando os recursos diagnósticos a cada ano. Atualmente a maioria dos diagnósticos depende da percepção e experiência do psiquiatra, que foi adquirida no atendimento do maior número possível de casos clínicos. Mas já estão em investigação outros processos mais objetivos( neuroimagem, testes genéticos, testagem neuropsicológica). Portanto, atualmente , a qualidade do diagnóstico é proporcional à capacitação técnica e psicológica do psiquiatra. A psiquiatria atual é subjetiva, baseada em referenciais classificatórios objetivos( checklist).
Além da acurácia diagnóstica, torna-se importante o vínculo terapêutico com o médico. Além do vínculo, o profissional precisa ter habilidades atualizadas em psicofarmacologia. Com o surgimento de novas classes de medicamentos, o potencial de interação com outros medicamentos de outras especialidades, o domínio de dezenas de medicamentos é um habilidade técnica fundamental. Essa alquimia psicofarmacológica faz a diferença no sucesso ou fracasso terapêutico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário