quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Doenças Psicossomáticas e Terapias Manuais



Depois de sentir dores nas costas por mais de um mês, fui consultar um traumatologista. Ele diagnosticou tensão muscular, problema postural e sedentarismo. Prescreveu antiinflamatórios, miorelaxantes e indicou fisioterapia(RPG). Tomei os medicamentos, mas obtive pouca melhora. Então, fui à fisioterapeuta, que iniciou a RPG. Durante 4 meses me submeti à RPG( Reeducação Postural Global). Logo depois que saía das sessões me sentia melhor. Entretanto, as dores voltavam na semana seguinte. Trabalho muito tempo sentado. Negligenciei a prática regular de exercícios físicos na época. Então as dores voltaram! Dessa vez reforcei as doses dos antiinflamatórios por mais três semanas, mas as dores não cessaram! Isso estava atrapalhando o meu trabalho significativamente. Já bastante desconfortável com as minhas dores, fui aconselhado , por uma colega médica, a procurar um terapeuta manual.
Não sabia muito do que se tratava, se era massagem ou quiropraxia. Fui mesmo assim. As dores atingiram um grau de incapacitação laborativa. Nesses momentos em que o "sapato aperta", aceitamos ajuda, mesmo que não saibamos muito bem do que se trata. Fui por causa da dor, mas hesitante.
Atualmente me submeto à terapia manual regularmente( 1x/semana) há 1 ano. As minhas dores desapareceram completamente! Não usei mais medicamentos analgésicos.
Trago esse assunto no blog, para refletir sobre a importância que percebi da associação do tratamento psiquiátrico com a terapia manual. Muitos casos psiquiátricos, principalmente as doenças psicossomáticas, se manifestam com sintomas físicos álgicos. Não conseguimos um tratamento medicamentoso eficaz para as dores. Geralmente esses sintomas são a conversão de conflitos emocionais em nível somático( corporal). Por isso, acho bastante válida a indicação das terapias manuais na complementação do tratamento. Sempre que acho indicado, oriento o paciente a buscar uma terapia manual com alguém tecnicamente competente. Os pacientes melhoram muito, liberam as suas tensões emocionais e o próprio tratamento psiquiátrico evolui melhor.
Na minha experiência pessoal, antes de me submeter à terapia manual, todos os estresses e tensões ficavam depositados no corpo, causando dores, mal estar físico, perda de energia. O meu terapeuta manual, acho que ele não vai ficar chateado comigo por citá-lo no blog( Antônio Siqueira, Santa Maria-RS), porque tenho encaminhado pacientes para ele, costuma trabalhar na minha região abdominal, onde os meus problemas se instalam na forma de dor excruciante. Ele realmente trabalha essa região e eu sinto muita dor( segundo ele, na concepção da medicina oriental, há acúmulos de energias na região, como um anteparo). Depois que passa a dor do momento, não sinto dor nenhuma no corpo o restante da semana ou do mês! Adquiro uma consciência corporal maior, percebo sensações e movimentos que estavam adormecidos no dia-a-dia, como se vivêssemos no piloto automático.
Numa fase muito precoce do nosso desenvolvimento, não adquirimos ainda a linguagem verbal. Então tendemos a nos comunicar através do corpo. Nessa fase pré-verbal está a gênese de muitos núcleos psicossomáticos , que na vida adulta são ativados pelo estresse do mundo moderno. Alguns pacientes sentem dores na região dorsal, coluna cervical, coluna lombar, enxaquecas, disfunções gastrointestinais, doenças de pele, mas todos esses transtornos possuem uma raiz psicossomática primitiva. As terapias manuais, por mobilizarem esses núcleos psicossomáticos aliviam os sintomas e curam muitas doenças pouco responsivas às terapias convencionais. Eu recomendo uma visita ao Antônio Siqueira, após uma avaliação médica prévia para descartar causas orgânicas tratáveis. Os benefícios são inestimáveis.




Nenhum comentário:

Postar um comentário