terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Estresse e Resiliência

Vivemos numa sociedade moderna, em ritmo frenético. Contas para pagar, compromissos inadiáveis, dificuldades financeiras, problemas familiares, exigências do chefe mal-humorado, impostos para pagar, políticos corruptos, brigas familiares, diferenças nos relacionamentos conjugais, sonhos inalcancáveis, dívidas com os bancos, exploração da força de trabalho, doenças crônicas, doenças agudas, perda de pessoas queridas, casamento dos filhos, brigas, agressividade doméstica, acidentes de trânsito, maremotos, terremotos, aquecimento global, assédio sexual, assédio moral, injustiças, trânsito caótico, ufa!
Não é dificil estressar-se.Em 30 segundos consegui estressar você? Se não consegui, parabéns! A sua capacidade de resiliência é maior do que as pessoas em geral. Resiliência é a capacidade de dobrar-se sem se quebrar. Uma pessoa resiliente lida com os estressores da vida com melhores condições de recuperação. Pessoas com baixa resiliência se afetam com os estressores com mais facilidade, podendo desenvolver transtornos mentais e psicológicos.
O segredo de mantermos uma boa saúde mental é diminuirmos a carga de estresse( conhecermos nossos limites ) e aumentarmos a nossa resiliência! Quanto mais resilientes, menos reativos às experiências negativas da vida ficamos. Quanto menor a carga de estresse, mais preservamos o funcionamento harmônico do corpo e da mente. Dessa equação equilibrada, preservamos nossa saúde, investindo em longevidade com qualidade de vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário