quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Psicoterapias e seus Mecanismos de Ação



Existem mais de 400 tipos de psicoterapias. As indicações e bases teóricas para as suas formulações e técnicas de aplicação são variáveis. Existem psicoterapeutas para todos os gostos, necessidades, condições financeiras, ideologias, disponibilidade de tempo.


Mas como as psicoterapias funcionam ?


Como o processo de psicoterapia envolve múltiplos fatores subjetivos, existem especulações sobre o que determina a melhora e a cura de conflitos e traumas emocionais. Os pacientes que se engajam numa psicoterapia, por um tempo prolongado, comprovam que estão melhores em escalas de avaliação pós-tratamento, além de confirmarem essas mudanças positivas em suas vidas. As psicoterapias tendem a não funcionar para alguns pacientes, como veremos adiante.


As psicoterapias funcionam por causa de fatores intrínsecos e extrínsecos. O peso de cada fator é relativo. O somatório desses fatores determina o resultado final. Os fatores intrínsecos são as técnicas específicas de cada modalidade de psicoterapia existente no planeta. Nós, cognitivo-comportamentais, acreditamos que ajudar os pacientes a mudarem suas crenças irracionais ajuda a construir uma mente sadia. Utilizamos técnicas para corrigir o pensamento( as cognições) em nível consciente e comportamental. Já a modalidade de psicoterapia dinâmica( derivada da psicanálise) focaliza a "desrepressão" dos conteúdos inconscientes, que ficaram reprimidos nos labirintos da mente, provocando efeitos disfuncionais através de "sombras" não conscientizadas. A verbalização através "do se dar conta" das causas inconscientes dos comportamentos( insights), ilumina essas ".sombras", liberando espaço para a ampliação da mente sadia( onde estava o id- impulsos reprimidos, agora está o ego- a voz da consciência).


E assim seguem as centenas de variantes psicoterápicas, argumentando que possuem técnicas melhores, mais eficazes, mais produtivas de resutados. Mas neste momento entram os fatores extrínsecos, como a relação de confiança e cooperação com o terapeuta, a capacidade do terapeuta de ser empático( entender os sentimentos e motivações do paciente), o ambiente terapêutico( setting terapêutico), a relação que se estrutura entre duas pessoas em busca das verdades psicológicas do analisando.


Independentemente da modalidade psicoterápica, o processo de "cura" da mente envolve a ampliação da consciência, seja reforçando os mecanismos conscientes ou esvaziando os conteúdos inconscientes doentios. A maioria das pessoas que se encontra no centro da Curva da Saúde Mental( vide Curva da Saúde Mental) opera com uma consciência altamente fragmentada( dissociada), sem uma integração de diferentes áreas cerebrais e estados mentais. Essa fragmentação empobrece o funcionamento mental como um todo. Já vimos que essa fragmentação é resultado de traumas no processo normal de desenvolvimento psicológico ou traumas graves no processo de amadurecimento psicológico. As psicoterapias procuram reintegrar essas partes fragmentadas da mente, fazendo a pessoa voltar a ser inteira. Quando mais conscientes nos tornamos do nosso mundo mental , mais conscientes ficamos do mundo externo e começamos a nos mover em direção à saude mental, a escolher comportamentos sadios, produtivos, construtivos, ecológicos( que beneficiam a todos).


Para que uma psicoterapia funcione o paciente precisa estar motivado a se tratar, perseverar no processo, que revela momentos de dor e sofrimento, mas depois revela a alegria e liberdade encobertas pelas sombras da inconsciência, buscar o automelhoramento, uma atitude de humildade e aprendizagem transformativa.
Quando as psicoterapias não funcionam?
As psicoterapias não funcionam para pessoas derrotistas, que querem resultados imediatos( imediatistas), que não estão dispostos a investir tempo e dinheiro para evoluirem mental e emocionalmente, que não querem melhorar, por causa dos ganhos secundários de continuarem doentes, seja receber atenção dos outros, cuidados especiais ou vantagens laborais. As psicoterapias não funcionam para pessoas mentalmente retardadas, pessoas arrogantes que sabem tudo, pessoas medrosas demais, que nunca confiam em alguém, pessoas narcisistas que se sentem perfeitas, não precisando melhorar nada em si mesmas, pessoas que não têm sofisticação intelectual e se comunicam através de queixas corporais( somatizadores), pessoas que querem obter vantagens em fingir que fazem uma terapia( psicopatas) para fugir de punições legais, maridos ou esposas que querem agradar-se mutuamente para salvar um casamento falido, "ad infinitum".

Nenhum comentário:

Postar um comentário