segunda-feira, 1 de março de 2010

Hipnose, "Rebirthing", Reiki, Florais, PNL, Coaching, Terapia de Regressão e Afins



Atenção: O propósito desse post não é fazer juizo de valor sobre essas técnicas terapêuticas. Muitas funcionam comprovadamente. O propósito desse post é analisar os riscos da terapia alternativa nas indicações equivocadas. Já vi pessoas "oferecerem" todas essas modalidades terapêuticas e mais um pouco ( faltou espaço no título), numa espécie de "pacotão de tratamento".


Vamos analisar mais acuradamente. As pessoas têm uma predileção pelo mágico, o fantasioso, o glamouroso, o diferente, o alternativo. Ótimo! Nenhum problema. Somente não é "elegante"( na minha concepção pessoal) misturar modalidades tão diferentes nas indicações terapêuticas, pois o risco de trocar as indicações aumenta por causa do excesso de opções( principalmente se um terapeuta único administra o pacotão). Cada modalidade terapêutica tem a sua especificidade, a sua indicação mais precisa, de acordo com a necessidade do paciente ( ou cliente, em se tratando de PNL e Coaching).


Como tenho formação em Coaching Integrado(ICI) , falo com conhecimento de causa. Coaching é uma modalidade de treinamento, não de tratamento. Colocar coaching no pacotão de técnicas terapêuticas é um equívoco! Dificilmente abordo coaching neste espaço , pois não acho adequado misturar as técnicas.


Outro aspecto que quero abordar é a indicação desmedida dessas modalidades terapêuticas para tudo! Por exemplo, os pacientes me perguntam sobre "hipnose", para "acelerar" suas curas. Respondo que a hipnose é uma técnica com indicações comprovadas em diferentes problemas, alívio da dor, insônia( e o que mais , mesmo?). Mas indicar hipnose para tratar transtornos mentais é um contra-senso científico. Explico: a hipnose alimenta o transtorno mental, porque induz a instalação de mais coisas no inconsciente, ao invés de arquivar coisas do inconsciente. Sabemos que 25 % das memórias das pessoas são "criações mentais", muitas induzidas por "hipnose". Tratar um transtorno mental, com o mascaramento sintomático, não vai tratar a causa subjacente e essa causa vai produzir outros sintomas! Sim, a ação parece rápida, porque a supressão do sintoma é rápida, até que o paciente volte a ter outra fobia, outra ansiedade, outras neuroses, etc. Lembro-me de uma ex- aluna, que me pedia um tratamento mais rápido que as psicoterapias, "tipo hipnose".


A PNL( programação Neurolinguística) funciona muito bem. A PNL é muito utilizada no mundo empresarial , como técnicas de treinamento e também terapêuticas. Em relação às fobias, pode suprimir um sintoma em minutos! Mas a causa continua lá!


Nas outras modalidades não vou entrar em maiores detalhes( sou ignorante a respeito), mas um tipo de terapia que me chama a atenção é " Regressão de Memória". Não sei muito bem o que significa isso, mas o termo é engraçado, pois o que os pacientes querem é uma Progressão de Memória( risos), por causa dos esquecimentos e dificuldades de concentração. Sei que estou fazendo graça, mas as terapias alternativas são tão férteis, que criam termos novos a cada dia. Existem bases teóricas funcionais que corroboram essas técnicas? São estáveis e eficazes no decorrer do tempo ou modismos passageiros? Podem oferecer respostas mais eficazes que a psiquiatria convencional? Não tenho nada contra essas modalidades terapêuticas, mas sou contra a confusão que elas causam na cabeça dos pacientes, que deixam de se tratar em nome de uma pseudoterapia ou uma técnica não indicada para o caso.


A Anvisa ( Associação Nacional de Vigilância Sanitária) está proibindo as farmácias de exporem produtos em gôngolas( como um comércio). E espero que , com isso, limitem a venda de outros produtos não-medicamentosos( como se fossem mercadinhos de esquina e não farmácias). Da mesma maneira, espero que os pacientes tenham bom senso na hora de escolhar modalidades de tratamento, não optando pelo "pacotão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário