quinta-feira, 25 de março de 2010

Motoboys e Doença Psiquiátrica

Recentemente uma pesquisa realizada na UFRGS com 101 motoboys demonstrou que 75 % deles apresentam algum transtorno psiquiátrico.Os profissionais foram selecionados junto a empresas de tele-entrega, a um estacionamento na Capital e ao Hospital de Pronto Socorro (HPS).

Nem precisava fazer essa pesquisa, haja vista o comportamento dos motoboys no trânsito. Ninguém que pilota uma moto da maneira arriscada como eles pode ser considerado sano. Essa pesquisa só comprova o que a observação sugeria há muito tempo.

Essa pesquisa investigou os motoboys que sofreram acidente de trânsito entre 2006 e 2008. Os principais problemas são : crises de ansiedade, transtornos de personalidade, uso abusivo de álcool( 43,6%) , cocaína( 32,7%) , maconha( 39,6%) e distúrbios de conduta e de humor( 60,4 %). A maioria são homens( 95%) e casados.
 Há mais 15 mil motoboys em atividade na Capital, submetidos diariamente a situações de estresse extremo no trânsito . Dos 101 participantes, 37 não tinham carteira de trabalho assinada, e a maioria circulava, em média, 9,8 horas por dia. Ainda segundo o estudo, 23 motoboys disseram trabalhar durante os sete dias da semana. "A combinação entre esse tipo de atividade, o trânsito, patologias psiquiátricas e o uso de substâncias transforma o motoboy em uma bomba" ,avalia o coordenador do Nepta, o psiquiatra Flavio Pechansky.

Nenhum comentário:

Postar um comentário