terça-feira, 16 de março de 2010

Mulheres com Endometriose e Depressão



A endometriose é uma condição crônica e progressiva, que ocorre quando o endométrio, que reveste o útero, implanta-se fora da cavidade uterina. Essa doença ginecológica aumenta a vulnerabilidade das mulheres para o surgimento de sintomas depressivos e ansiosos. Um estudo de Sepulcri e Amaral, publicados no European Journal of Obstetrics & Gynecology and Reproductiv Biology, em 2009 , avaliou 104 mulheres diagnosticadas com endometriose em dois hospitais do estado do Paraná. Utilizaram o Inventário de Beck(BDI) e a escala de Hamilton ( HAM-D) para depressão e ansiedade. Na avaliação da qualidade de vida, utilizaram o questionário da Organização Mundial da Saúde(WHOQOL-BREF).


O estudo demonstrou que 58,7 % das mulheres diagnosticadas apresentavam doenças associadas: hipertensão arterial sistêmica(HAS)- 10, 6%; 70, 2% eram sedentárias; 80,8% apresentavam dores pélvicas e 50 %, dificuldades de engravidar. Em relação aos sintomas psiquiátricos, 86,6 % apresentavam depressão, com sintomas moderados a graves em 63,5 % dos casos, 63, 5 % apresentavam ansiedade elevada.


A correlação foi positiva entre a intensidade da dor e as pontuações nas escalas de depressão e ansiedade. Parece que a disfuncionalidade da endometriose pode predispor à depressão e à ansiedade, e o inverso é verdadeiro. O tratamento psiquiátrico reduz os sintomas álgicos, melhorando a qualidade de vida dessas pacientes, o que foi comprovado pelo questionário de qualidade de vida da OMS( Organização Mundial da Saúde).

Nenhum comentário:

Postar um comentário