segunda-feira, 15 de março de 2010

Psiquiatria e Massoterapia -Duas Modalidades Cooperativas



A Psiquiatria enfoca as doenças mentais do ponto de vista de diagnóstico clínico e através da prescrição de medicamentos supressores de sintomas. Quando a causa for de ordem psicológica, indicamos a realização de psicoterapia, para tratar os conflitos emocionais, as desordens de relacionamento interpessoal, oportunizando ao paciente a mudança de crenças distorcidas a respeito de si mesmo e/ou do mundo, com o estabelecimento de metas alcançáveis e mais realistas. Quando lidamos com pacientes somatizadores( que convertem conflitos emocionais e psicológicos em queixas físicas, sem causa física), indicamos a realização de massoterapia complementar, para mobilizar ,em nível somático( corporal), os pontos de fixação dos sintomas mentais. Os medicamentos aliviam esses pacientes somatizadores, mas a massoterapia trata em nível corporal os pontos de somatização, que se manifestam por dores agudas ,crônicas e migratórias, tensões musculares, sintomas inespecíficos de mal-estar geral, tonturas, , vertigens, cefaléias tensionais, alterações no peso corpóreo, retenção líquida, insônia ,ataques agudos de ansiedade, decorrentes da sobrecarga dos estressores mentais e ambientais diários, sem a devida vazão dessas cargas excessivas.


A massoterapia bem conduzida é extremamente útil para aliviar as tensões decorrentes de estados de ansiedade generalizada, de ataques de pânico e depressões crônicas.


Através do trabalho do massoterapeuta, o paciente consegue recuperar a sua consciência corporal, reconectando-se com o seu "eu somático". Da mesma maneira, a psicoterapia possibilita a reconexão do paciente com o seu "eu psicológico"( self verdadeiro). No corpo formam-se " couraças musculares", feixes musculares rijos, que contêm inúmeros traumas escondidos no inconsciente somático, causadores de defesas contra a plena vivência da liberdade física e mental. Dizemos que o paciente carrega "um corpo que não é o seu". Na mente formam-se defesas psicológicas , "couraças mentais", ( repressões), que bloqueiam o acesso aos traumas emocionais e a sua resolução completa. Dizemos que o paciente carrega uma falsa identidade( falso self). Tanto o tratamento da mente ( pela psicoterapia, realizada por psiquiatras e psicólogos), como o tratamento do corpo( realizado por massoterapeutas) é eficaz se conduzidos a longo prazo. Através dessas duas modalidades cooperativas de trabalho, o resultado almejado é a completa recuperação psicofísica do paciente pela integração das técnicas terapêuticas.


O toque físico possui propriedades curativas, pois estimula a transmissão eletroquímica na pele, músculos e tendões. Com a mobilização das articulações( quiropraxia) e a redução da tensão muscular, a coluna é liberada da má-postura, na tentativa compensatória de sustentar os músculos contraturados. O sistema vascular pode fluir mais naturalmente, pois não está comprimido por músculos e articulações desequilibrados e desalinhados, podendo nutrir os tecidos orgânicos com mais funcionalidade.


O toque físico ameniza estados mentais negativos, como ansiedade, nervosismo, tristeza, raiva, angústia, além de melhorar a qualidade do sono.


O Paradigma Psiconeuroimunológico( modelo) acredita na integração de diferentes sistemas orgânicos na promoção e manutenção da saúde física e mental. Alterações mentais causam doenças físicas e vice-versa e os sistemas imunológico e endócrino intermedeiam esse processo bidirecional. Se uma pessoa está doente, o seu sistema imunológico sofre uma algum grau de deficiência. Através da psicoterapia, massoterapia, uso racional de medicamentos supressores de sintomas psiquiátricos( psicotrópicos), meditação, prática de exercícios físicos, podemos reequilibrar esses sistemas orgânicos. No cérebro, o hipotálamo é a região central( centro de comando) que integra os sistemas imunológico, endocrinológico e mental.

Um comentário:

  1. Olá meu nome é Roberta, gostei muito das palavras escritas muito rico esse texto sou massoterapeuta de Maceio-Alagoas.

    ResponderExcluir