sexta-feira, 12 de março de 2010

"Tombos Emocionais"







Nascemos, crescemos e sofremos perdas inevitavelmente. Cada perda é um "tombo emocional", que vai minando as forças psíquica e física. Quanto mais "perdas" uma pessoa sofre cumulativamente, menos energia vital dispõe de reserva para vencer na vida, ser feliz, ser bem -humorado(a), ser alegre, enfim, realizar-se como pessoa na usa integralidade.






Os "tombos emocionais" podem surgir em tenra idade. Pesquisas demonstram que crianças que sofrem privações na infância são mais vulneráveis a desenvolver quadros depressivos e ansiosos na vida adulta. A energia vital que nasce com a criança começa a ser dissipada em idade precoce. Essa criança vai desenvolver transtornos psiquiátricos e psicológicos mais tarde. Essa é a história natural de muitos transtornos mentais. Existem pessoas mais resistentes aos traumas psíquicos e físicos. São pessoas resilientes, isto é, sofrem as perdas, mas não sucumbem a elas. A resiliência deve ser desenvolvida no decorrer da vida, para podermos ser felizes a despeito dos desafios e perdas inerentes ao ciclo da existência.






A maioria das pessoas não se prepara psicologicamente para as perdas. Elas , então, sofrem "tombos emocionais" inesperados e de maneira catastrófica. É preciso saber cair, para melhor reagir e levantar com o mínimo possível de escoriações.




Você já olhou uma pessoa nos olhos e não viu brilho algum?




Você conhece pessoas que são "azaradas"?




Você convive com pessoas que estão em ebulição, prestes a explodir?




Os "tombos emocionais" vão apertando gatilhos que enfraquecem o estado de energia mental e física das pessoas. Se elas não tomarem uma providência a tempo, o estado de exaustão leva a doenças, depressão crônica, comportamentos agressivos, abuso de substâncias, atos inconsequentes e , em última instância, trangressões éticas de diversas naturezas. A sobrevivência ótima diminui sensivelmente, aumentando o risco de morte súbita, doenças degenerativas e empobrecimento emocional.




O segredo é: Que medidas tomar antecipadamente para lidar com as perdas e evitar os tombos emocionais? Como ficar mais resiliente( e inteligente)?




Os tratamentos psiquiátrico e psicológico são dois recursos eficazes no fortalecimento da nossa capacidade inata de sobrevivência ótima. Invista no seu tratamento psicoterápico, porque a sua longevidade física e mental dependem da sua sanidade mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário