quarta-feira, 7 de abril de 2010

Transtorno Neurótico e a sua Dissolução

O Transtorno Neurótico é a tentativa da mente humana de solucionar problemas. Como a mente nunca descansa, ela se ocupa com problemas reais e imaginários! Uma pessoa neurótica é aquela que nunca desliga dos problemas imaginários! A pessoa fica tão conturbada, antevendo problemas, "solucionando mentalmente problemas imaginários", pre-ocupando-se com tudo e todos, nos mínimos detalhes, que perde o contato com a percepção do momento presente. As pessoas neuróticas sacrificam o momento presente para se ocuparem com passado ou se projetarem no futuro.

O Transtorno Neurótico é resultado de alterações na estruturação da personalidade. O surgimento de doenças psiquiátricas clínicas pode agravar os sintomas neuróticos, demandando o uso de medicamentos, além da realização de psicoterapia. Pacientes neuróticos sofrem muito, porque nunca "desligam", nunca "descansam", enredados que estão nos meandros da sua mente repetitiva, exigente, medrosa, angustiada e ansiosa. Essa mescla emocional enturbula a clareza mental do paciente, levando-o a um ciclo vicioso de mais pensamentos disfuncionais e inúteis.

As neuroses aumentaram com as demandas do mundo moderno. A avalanche de informações e a competitividade fomentam a busca frenética por resultados. O bom nunca é suficiente, sendo que o ótimo é uma meta sujeita a obstáculos de todas as ordens. A mente humana tenta compensar, produzindo mais neuroses e com elas o estado crônico de infelicidade, insatisfação e sensações corporais estranhas( somatização e desrealização).

O sucesso na "administração" do estado neurótico é o tratamento das doenças psiquiátricas clínicas e o tratamento psicoterápico que ajude o paciente a libertar-se do passado e deixar de focalizar obsessivamente no futuro. Quando o indivíduo focaliza no presente, ele consegue transcender a tirania das neuroses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário