domingo, 1 de agosto de 2010

Exercícios Físicos e Cognitivos para a Saúde Mental

Há muito tempo se sabe dos benefícios da prática regular de exercícios físicos moderados para a saúde física. Atualmente, mais evidências científicas demonstram os benefícios da associação de exercícios físicos aeróbicos moderados e o treinamento das funções cognitivas na saúde mental.
Já na década de 80, a cientista Marion Diamond demonstrava a importância de ambientes enriquecidos para o desenvolvimento das conexões sinápticas em ratos. Ratos expostos a ambientes estimulantes, onde podiam se exercitar, correr, percorrer labirintos, apresentavam uma expansão cortical de seus cérebros e viviam três anos mais que os ratinhos pouco estimulados. Como apresentamos a mesma funcionalidade neuronal que os ratinhos, esses resultados foram extrapolados para os humanos.



Atualmente se demonstrou que os exercícios físicos estimulam o crescimento neuronal e vascular, melhorando a oxigenação cerebral e com isso as capacidades cognitivas( memória, pensamento abstrato), retardando o processo natural de declínio cérebral com o avanço dos anos.  Os exercícios físicos liberam endorfinas, que são neuromoduladores cerebrais responsáveis pela sensação de bem-estar pós-atividade física. As endorfinas neutralizam os efeitos do estresse cotidiano,aliviando a ansiedade e a depressão. Outros benefícios dos exercícios físicos incluem  o aumento da síntese do aminoácido precursor da serotonina, o triptofano. A serotonina regula o humor e está alterada em transtornos depressivos e ansiosos. Além disso, os exercícios físicos produzem o crescimento neuronal ( neurogênese) principalmente na região hipocampal, responsável pela mémoria e a aprendizagem. Esse processo ocorre por meio da secreção de móleculas responsáveis pelo crescimento neuronal  e vascular, entre elas o BDNF, o VGF e o IGF.
As atividades cognitivas, como leitura, aprendizagem de novos conhecimentos, treinamento da memória de trabalho( http://www.highiqpro.com/ ) , a socialização, o cultivo do bom humor, a convivência com pessoas positivas e a busca de novos desafios constantemente potencializam os ganhos mentais, prevenindo a eclosão de doenças psiquiátricas e melhorando o desempenho intelectual e físico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário