sábado, 25 de junho de 2011

Você é ou está Mentalmente Saudável ou Doente?

Você é ou está Mentalmente Saudável ou  Doente?

Em que consiste Saúde Mental?

É possível ser mentalmente sadio ?

De perto ninguém é normal?


Geralmente psiquiatras, psicólogos ,filósofos, sábios orientais, gurus, escritores, neurocientistas, neurocriminologistas são chamados a opinar acerca da mente. Cada um deles apresenta uma "opinião" sobre o que consiste ser sadio mentalmente. Ou ser doente. Quem tem a razão? Ou seriam razões? Você mesmo pode opiniar sobre o que consiste saúde mental. Os especialistas opinam sobre "S"aúde "M"ental.

Independentemente de quem opina, seja qual for o grupo ao qual você decida pertencer, é preciso haver um acordo. Um consenso. Um "guideline", no caso dos psiquiatras.  Um acordo é uma concordância sobre o que consideramos realidade.

Existem realidades autoevidentes, com as quais todos concordam. Mas há realidades sutis e individuais que  muitas vezes destoam desse "acordo", desse "constructo" que denominamos saúde mental.  Existem realidades autoevidentes,  com evidências científicas, das quais alguns discordam e mesmo assim se consideram mentalmente sadios, como fumar maconha e danificar a saúde, por exemplo. De perto ninguém é normal?

Sim, de perto ninguém é normal, nem diante dos olhos alheios , nem dos próprios olhos. Porque normalidade é um "acordo", de cunho pessoal, social e familiar. E o acordo de uns é diferente do acordo de outros. Basta olhar as diferenças, de perto, e teremos uma anormalidade, isto é, um acordo diferente do nosso. Podemos olhar culturas diferentes, mesmo distantes, e concordarmos que, mesmo de longe, ninguém é normal, para nós! No mundo externo, pessoas parecem anormais- seus hábitos, trejeitos, maneira de falar e ideias  estranhas, exóticas, malucas. Além disso, uma pessoa conversa o tempo todo consigo mesma e não consegue deixar de perceber o turbilhão de loucuras que invadem e fervilham em sua própria mente- culpas, dúvidas, obsessões, confusões, esquecimentos, oscilações, ruminações, medos, ansiedades e assim por diante.

Lendo o livro  Homens Maus fazem o que Homens Bons Sonham, do psiquiatra Robert J. Simon, no último capítulo ele faz uma descrição psiquiátrica do que consiste saúde mental, para ele, após mais de 40 anos de prática médica. Em que consiste Saúde Mental?

O Dr. Robert J. Simon precisou de 12 páginas inteiras para descrever em que consiste Saúde Mental. Ou a mente é muito complexa ou nossas expectativas são altas, ou estamos perdidos, mesmo que tecnicamente, para alcançarmos algum grau de certeza inequívoca. Suas descrições são autoevidentes em alguns momentos e recomendações desejáveis em outras. Por que não definirmos em uma frase o que é Saúde Mental? Pelo menos, em um  parágrafo? Porque Saúde Mental é uma construção, enquanto que a Doença Mental( descrita no post anterior, logo abaixo) é uma descontrução. E é mais fácil enxergar o que está faltando do que enxergar o que pode ser adicionado. No trabalho de descrever Saúde Mental, respondemos a pergunta do título: Você é ou está Mentalmente Saudável ou Doente?

A resposta  é : Depende. Depende do quê? Do acordo. Qual o seu grupo, a sua ideologia, a sua tribo?

Na minha opinião, uma pessoa pode estar mentalmente saudável , ela pode estar mentalmente doente ou ser mentalmente doente. Não acredito em pessoas que são mentalmente saudáveis ! A saúde é dinâmica, enquanto a doença pode ser dinâmica ou estática. Uma construção( Saúde Mental) é um processo que leva uma vida inteira. Se você deixa de adicionar saúde, vai declinando para o lado da doença mental. Neste caso, as psicoterapias tencionam manter a mente dinamicamente saudável, num mundo constantemente em transformação. Os medicamentos tencionam remover sintomas que impedem as pessoas de estarem mentalmente saudáveis. Em doenças graves,  os medicamentos e psicoterapias não modificam a constituição doente, mas podem controlá-la, amenizá-la, devolvendo mais saúde à doença.


Um comentário:

  1. Exatamente como vejo, por isso confio tanto em você, grande amigo ... não há como ser saudável todo o tempo: ou se está saudável ou não se está saudável. E assim é em todos os aspectos da saúde, quer seja física ou emocional. Ou se está gripado, ou não se está gripado; ou se está com câncer, ou não se está com câncer... e por aí vai !!!! Não é assim, meu amigo !!! Um grande abraço !!!!!

    ResponderExcluir